Empresarial III  – Banco de Questões Corrigidas

Fontes: Universidade Estácio de Sá e AjudaJuridica.com

Questão 1: Marcélio encontra-se em uma concessionária de veículo prestes a comprar um carro 0Km. A proposta de Marcélio para a loja é de efetivar o pagamento do veículo por meio de uma transferência à loja de um título na forma nominativa não a ordem. Considerando que a concessionária concordou com a forma de pagamento, é correto afirmar que :

correta ⇒ Os títulos nominativos não a ordem podem transferir o valor parcial contido no título.

Questão 2: Considerando-se que Paula tenha endossado a Luana um cheque de terceiro no valor de R$500,00, é correto afirmar que:

correta ⇒ Paula, por ter endossado o cheque, responde pela solvência do devedor principal, no valor de R$ 500,00.

Questão 3: Questão concurso adaptada: De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta:

correta ⇒ Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva.

Questão 4: As principais características de um título de crédito cambial são:

correta ⇒ abstração, autonomia, literalidade.

Questão 5: Quanto aos títulos de crédito, assinale a opção incorreta

correta ⇒ As obrigações representadas em um mesmo título não são autônomas e independentes uma das outras. Se qualquer delas estiver viciada (for nula, anulável ou inexigível), o vício compromete a validade e eficácia das demais obrigações.

Questão 6: O endosso produz, em regra, dois efeitos:

correta ⇒ transfere a titularidade do crédito e vincula o endossante ao pagamento do título, na qualidade de co-obrigado.

Questão 7: Quanto a letra de câmbio:

correta ⇒ Ordem de pagamento à vista ou a prazo

Questão 8: (EXAME DE ORDEM/SP 110) O sacador (pessoa que determina que certa quantia seja paga por outra a terceiro), o sacado (a quem a ordem é dirigida e que deverá efetuar o pagamento ao terceiro) e o tomador (em favor de quem a ordem de pagamento é dada) são pessoas que participam do saque de

correta ⇒ B) uma letra de câmbio.

Questão 9: I Uma letra de câmbio foi sacada por Z contra X para um beneficiário Y e foi aceita. Posteriormente, foi endossada sucessivamente para A, B, C e D. Nessa situação hipotética, I Z é o sacado, X é o endossante, Y é o tomador.

correta ⇒ II aposto o aceite na letra, X torna-se o obrigado principal.

III se, na data do vencimento, o aceitante se recusar a pagar a letra, o portador não precisará encaminhar o título ao protesto para garantir o seu direito de ação cambial ou de execução contra os coobrigados indiretos. correta ⇒ IV se A promover o pagamento ao portador D, os endossantes B e C estarão desonerados da obrigação.

Estão certos apenas os itens

correta ⇒ II e IV

Questão 10: O título de crédito que comporta o “aceite” é:

correta ⇒ A duplicata

Questão 11: Tendo o sacador expedido a ordem de pagamento a favor do beneficiário, dirigida ao sacado, resta que este reconheça a validade da ordem, apondo a sua assinatura. O conceito acima diz respeito ao aceite na letra de câmbio. Com base nesse instituto, assinale a alternativa correta:

correta ⇒ A recusa do aceite, mesmo que parcial, provoca o vencimento antecipado do título.

Questão 12: Escola Superior de Advocacia OAB RS 02/2004) “A” entrega a “B” determinado título de crédito com endosso-mandato. Esse evento:

correta ⇒ descaracteriza o título de crédito.

correta ⇒ legitima a propriedade sem que ocorra transferência da posse do título de crédito para terceiro.

Questão 13: O aceite é ato do

correta ⇒ Sacado

Questão 14: A emissão de uma nota-promissória, sem a indicação da data do vencimento, resulta que

correta ⇒ seu pagamento ocorrerá à vista da apresentação

Questão 15: Não é requisito essencial da letra de câmbio:

correta ⇒ época do pagamento;

Questão 16: A ação de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o não pagamento do cheque, prescreve:

correta ⇒ Em 02 anos, contados do dia em que se consumam a prescrição para o exercício da ação de execução

Questão 17: O endosso produz, em regra, dois efeitos:

correta ⇒ transfere a titularidade do crédito e vincula o endossante ao pagamento do título, na qualidade de co-obrigado

Questão 18: Assinale a resposta correta:

correta ⇒ A duplicata mercantil é um título causal, que nasce de um contrato de compra e venda ou de prestação de serviços.

Questão 19: O que diferencia o título de crédito dos demais títulos é a sua capacidade de circulabilidade e transmissão. Em relação à transmissão dos direitos emergentes de um titulo de credito é correto afirma que é feita mediante:

correta ⇒ O instituto do endosso

Questão 20: As ações dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador de letra de câmbio prescrevem

correta ⇒ em 6 (seis) meses a contar do dia em que o endossante pagou a letra, ou em que ele próprio foi acionado